TU VENS, EU JÁ ESCUTO TEUS SINAIS🐟|
- Thaís Demartini
- 3 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
A tainha é um peixe típico do litoral catarinense, em especial em Florianópolis que possui uma significativa produção no cenário nacional. A história da tainha na praia dos Ingleses, vem de séculos passados, e está relacionado à chegada dos piratas que aqui naufragaram e estavam famintos, restando-lhes apenas a pesca, durante o passar dos anos a tradição da pesca da tainha se manteve viva e os pratos com esse peixe foram cada vez mais popularizados entre os habitantes da região. Mas você sabia que a Praia dos Ingleses detêm o recorde no lanço desse peixe? Somente em uma manhã de pesca foram capturadas cerca de 13.000 desses animais.

Em 2021 foram capturadas cerca de 44.627 tainhas, mantendo Ingleses na primeira colocação do ranking da cidade e conferindo-lhe o recorde estadual da categoria, seguido pela Barra da Lagoa com cerca de 30.000 tainhas capturadas. De acordo com a Federação dos Pescadores de SC, no mês de maio de 2021 foram pescadas 557 toneladas de tainha. A meta para este ano é de 1,8 mil toneladas capturadas.
E o momento tão esperado pelos pescadores do litoral catarinense chegou. A abertura oficial da temporada de pesca da tainha 2022 foi neste domingo e foi marcada por celebrações em diversas regiões de Florianópolis.
O período de pesca em Florianópolis vai até o dia 31 de julho e a expectativa é ultrapassar a marca das 300 mil tainhas em um peso superior a 400 toneladas do pescado. Em 2021 foram 217 mil tainhas capturadas.

A Safra da Tainha de 2022 promete ser uma das maiores dos últimos anos e para apoiar os pescadores, a Prefeitura Municipal está reforçando a estrutura nos locais de pesca disponibilizando containers e banheiros químicos nas praias.
Lembrando que pesca da tainha, além de muito tradicional, fomenta a economia e o turismo do bairro dos Ingleses, sendo uma tradição secular do bairro.
Comenta aqui embaixo se vocês querem dicas dos melhores restaurantes dos Ingleses para provar pratos com tainha.




Comentários