top of page

TRADIÇÃO 🧶|

Falar sobre renda, seja de qual tipo for, é falar de delicadeza e suavidade ao toque. Por muitos séculos a fabricação desse trabalho foi manual e sua origem é controversa. A renda, de tecido fino, forma desenhos com fios variados e, em casos mais raros, com fios de ouro. Sua utilização inicial era a criação de peças caras de vestuário e paramentos. A renda pode ser confeccionada com bilros, agulha, crochê e frivolité.

ree

A renda de bilro foi trazida para Florianópolis com a chegada dos açorianos que já a confeccionavam em sua terra natal. Como o Arquipélago dos Açores foi colonizado por portugueses, estes a introduziram em seus costumes. Essa renda está presente em muitos países europeus.

ree

As peças mais tradicionalmente confeccionadas pelas rendeiras de Florianópolis são toalhas de bandeja, porta-copos, caminhos de mesa e peças para se utilizar em roupas, tais como golas e outras aplicações. Há também peças maiores como colchas de cama e toalhas de mesa que geralmente são criadas sob encomenda. Mas mais do que comprar as peças produzidas em renda de bilro, é muito interessante observar as rendeiras produzindo cada peça. É inacreditável que, do emaranhado de fios, pauzinhos de madeira e muitos alfinetes, surjam peças lindas e delicadas.

ree

No passado, cabia às mulheres mais experientes da casa, mães, avós, primas e irmãs mais velhas a tarefa de ensinar a prática às mais novas. Com as transformações socioeconômicas dos últimos séculos, em que os trabalhos manuais perderam espaço para outras atividades no mercado de trabalho, a tradição foi sendo aos poucos esquecida, mas aqui no bairro dos Ingleses perpetuada por grupos de mulheres que visam preservar essa tradição secular. Hoje, porém, os cursos ministrados em alguns espaços da ilha têm atraído mulheres de diferentes classes sociais, jovens e turistas que admiram a técnica por sua beleza e relevância cultural. As artesãs costumam produzir de forma individual, mas a atividade da renda proporciona uma experiência de socialização, porque muitas mulheres costumam se reunir para trabalhar, trocar saberes e histórias cotidianas.

 
 
 

Comentários


Visite Ingleses.png

Copyright © 2022 Visite Ingleses - Todos os direitos reservados.

Est. Dom João Becker, 2000, Ingleses, Florianópolis - SC | Fale com a gente: (48) 99811-0031

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
bottom of page