QUANTAS HISTÓRIAS CABEM EM UM MUSEU? 🏛️ |
- Thaís Demartini
- 3 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
O museu do naufrágio localizado no bairro dos Ingleses se encontra atualmente fechado para a visitação, porém é uma parte importantíssima da história dos Ingleses como um todo. Vem saber um pouco mais sobre ele e sobre o acervo que ele preserva aqui nesse post! Maas antes de continuar lendo conta para a gente, você gostaria que o museu fosse reativado para visitação?

O espaço reúne artefatos de uma embarcação do Século XVII. As peças conservam uma carga histórica imensurável e que servem de base para compreender a fundação do bairro, cerca de 36 mil pessoas já visitaram o local.
Somente após 300 anos, foram encontrados os vestígios do naufrágio após uma ressaca do mar. A partir disso a Marinha do Brasil autorizou escavações e foram explorados 30% do sítio arqueológico, os outros 70% estão ainda permanecem submersos e sem ter sido explorado.
O acervo conta com cerca de 11 mil peças de cerâmica, especialmente para comida, visto que a embarcação servia para carregar os alimentos dos piratas, além de pedaços de couro da roupa dos piratas, ossos humanos, como vértebras e costelas, anéis, dedais, arames de cabo de espada, colares, relógios de sol, bala de canhão, alças da embarcação e balas de revólver, tudo retirado de dentro do barco.
O grande sino da embarcação também está presente no museu, e tinha uma importante função importante para indicar a intenção de manobra, também está no interior do museu.
















Comentários