Ingleses: a curiosa história por trás do nome do bairro
- Thaís Demartini
- 8 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de abr. de 2022
Que o bairro Ingleses carrega muita cultura em sua história já não é novidade para ninguém, um exemplo disso é que um dos sítios arqueológicos mais importantes do território brasileiro se encontra aqui, chamado de Parque Arqueológico dos Ingleses, que abriga uma diversidade de inscrições rupestres, que remontam ao período da pré-história brasileira. Além disso, integrado no ao local temos o Museu dos Brunidores, que além de ser uma parte viva da história, conta com uma belíssima paisagem para ser apreciada.

Mas, sem mais delongas, vamos descobrir a origem curiosa do nome Ingleses. Entretanto, precisaremos regressar alguns anos, ou melhor, há alguns séculos. Tudo começou nos meados do século XVII, quando um navio inglês, comandando pelo pirata Thomas Frins, composto por uma frota de 900 homens saqueadores, sendo ingleses e franceses, que teriam saqueado colônias espanholas no Pacífico de 1684 a 1687, foram perseguidos, de forma que foram trazidos acidentalmente para o litoral catarinense por embarcações inimigas, que resultaram em uma batalha que destruiu a tripulação do navio inglês, sobrevivendo apenas Thomas e sete marujos, que se fixaram no lugar que hoje chamamos de Ingleses, devido, justamente, ao naufrágio desse navio.

A embarcação está encalhada na areia na profundidade que varia de um e oito metros, com mais, aproximadamente dois metros de água por cima, a cinquenta metros da praia. O naufrágio foi descoberto no ano de 1989, 320 anos após o ocorrido, quando um pescador submarino chamado Alexandre Viana encontrou uma jarra feita de cerâmica, que foi a primeira pista para historiadores e arqueólogos.

Se você se interessar em conhecer essa história de perto pode realizar um mergulho nos arredores desse naufrágio, não é necessário utilizar uma embarcação para chegar até o local, visto que se encontra a poucos metros da costa da Praia dos Ingleses. Além de ter um contato um pouco maior com a história do bairro, você também terá a oportunidade de obter uma experiência imersiva na natureza, visto que o local abriga um santuário de peixes e de outros animais marinhos.




Comentários