4 motivos para você conhecer a história arqueológica dos Ingleses
- Thaís Demartini
- 16 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Muitas vezes quando pensamos em arqueologia imaginamos uma realidade fantasiosa e distante de nós, nem cogitamos que toda a história da nossa ancestralidade está na porta de casa. E se eu te contar que aqui no bairro dos Ingleses você encontra fatos históricos que datam de antes da colonização do Brasil, tu acreditarias?
O bairro Ingleses, por exemplo, abrigou pelo menos três povos diferentes antes da chegada dos europeus e piratas saqueadores. Há registros da história de tribos autóctones, que viveram no litoral do país entre 8 500 e 2 000 anos atrás

Por isso, vem conferir quatro motivos para você explorar um pouco mais da nossa história
1° - As inscrições rupestres são impressionantes
O Museu dos Brunidores e o Museu arqueológico ao ar livre apresentam um grande número de inscrições rupestres, conhecidas popularmente na ilha como “letreiros”. Esses símbolos são encontrados, principalmente, nos paredões de diques de diabásio sempre voltados para o mar. Também ocorrem vestígios das oficinas líticas, gravadas na cavidade das pedras, com dezenas de alisamentos onde, à beira mar, eram afiados os instrumentos das populações primitivas.

2° - Até hoje são um mistério
O verdadeiro significado delas ainda é um mistério, visto que ninguém conseguiu as decifrar totalmente, mas já se sabe que o povo que as grafou era uma cultura evoluída, com conhecimentos sofisticados de filosofia, astronomia e ciência em geral. O museu revela um conhecimento milenar e é um legado deixado pelas antigas populações que habitaram a região na Pré-História

3°- Uma boa dose de adrenalina
A maioria dos museus do bairro que tem exposição dos objetos arqueológicos são acessados apenas por trilhas. Esses trajetos terminam em uma vista privilegiada para a Praia do Santinho. No caminho, sinalizadores apresentam informações sobre o acervo e sobre a população que ali viveu.

4° - É um orgulho nacional
Representam espaços de grande valor histórico e artístico não só para o estado de Santa Catarina e para o país, mas também para o mundo, visto que são considerados os sítios arqueológicos mais importantes do Brasil. Esses locais apresentam a riqueza do patrimônio arqueológico brasileiro, que infelizmente, ainda é pouco reconhecido e valorizado.




Comentários